• PANC: conheça as Plantas Alimentícias Não Convencionais
  • Autor:Bárbara Stephanie Monteiro
  • 2020-06-24
  • Fonte:

Nunca se falou tanto sobre a importância de uma alimentação saudável e variada para manter a boa saúde e melhorar a imunidade. O cenário de pandemia do novo coronavírus trouxe destaque para as pancs (plantas alimentícias não convencionais). São plantas que apresentam alto valor nutricional. Rústicas, elas brotam de forma espontânea e não precisam de agrotóxicos para o seu desenvolvimento. Por exemplo, flor de hibisco, dente-de-leão e as folhas de batata doce. 

De acordo com Isabela Dahab, gerente e uma das idealizadoras do Fuga – Comida Afetiva, restaurante especialista neste tipo alimentação e parceiro do Clube+ OVALE, as pancs representam uma revolução social. “Essas plantas não são valorizadas. Às vezes, é um matinho que você encontra na rua e não sabe que é um alimento. Acreditamos que as pancs são o início de uma grande transformação social e política. Mas para isso, é importante que esse conhecimento chegue para todas as pessoas”, pontuou ela.

Isabela listou cinco opções de plantas para adicionar no cardápio. Confira!

Azedinha

img-materia

Também chamada de erva-vinagreira. Como seu nome já diz, apresenta um sabor ácido característico e pode ser consumida tanto crua quanto cozida, em sucos, saladas, refogados, massas e sopas. Altamente nutritiva, a planta é fácil de ser cultivada, mas não deve ser consumida em grandes quantidades, pois possui uma alta concentração de ácido oxálico.

Capuchinha

img-materia

Flor cuja tonalidade vai do amarelo-claro ao vermelho intenso, possui vitamina C e minerais como potássio, zinco e cálcio. Conhecida por ajudar na prevenção de doenças da visão.

Hibisco

img-materia

É uma flor adocicada e altamente nutritiva, com ação anticoagulante e cicatrizante, considerada uma das melhores fontes de ferro. Suas folhas jovens, flores e sementes são comestíveis e podem ser consumidas cruas, refogadas ou cozidas.

Malvavisco

img-materia

Muitas culturas a consideram medicinal. É uma planta muito florífera e vistosa, com flores que podem ser vermelhas ou róseas, pendentes, semifechadas e bem docinhas, atraindo muitos beija-flores. Pode ser consumido por completo. Sua raiz, folhas, flores e caule são comestíveis e muito nutritivos. Folhas e flores quando secas podem ser utilizadas em chás. Quando novas, ambas são consumidas para colorir e dar um sabor especial em saladas. As flores também vão muito bem a geleias misturadas com frutas, cobertura de bolos e doces em geral. Seu consumo é indicado para beneficiar o trato respiratório, amenizando problemas como tosse e bronquite, aliviar feridas na boca e dores de dente, pois ela é um excelente anti-inflamatório.

Serralha

img-materia

É uma planta muito parecida com o dente-de-leão. No entanto, a serralha possui caule longo e desenvolve cachos de flores amarelas, também em formato de roseta. É conhecida por combater dores no estômago e desintoxicar o fígado.

Mas, atenção! Lembre-se de que para consumir essas plantas com segurança, alguns cuidados são necessários. O primeiro é identificá-las pelo nome científico. Cada região tem um nome popular diferente, e isso pode confundir as pessoas. Também não se deve colhê-las em beira de calçadas, locais poluídos ou áreas em que circulam animais.

Serviço.

No Fuga Cozinha Afetiva membros do Clube +OVALE têm desconto de 20% na conta final, mesmo nos pedidos delivery. Para fazer o pedido é necessário preencher um formulário (clique aqui),  que o restaurante entrará em contato. 

---

Gostou? O Clube+ OVALE oferece experiências únicas para quem gosta de conhecer novos sabores, assistir diferentes espetáculos e ainda aproveitar bons serviços. São mais de 100 estabelecimentos parceiros, como restaurantes, bares, teatros, academia, clínicas de estética, petshop, lavanderia… E muito mais. Para usufruir disso tudo, basta baixar o aplicativo e testá-lo por 30 dias gratuitamente.

Faça parte e coloque na ponta do lápis quanto você economizou! O app está disponível para os sistemas Android (Google Play) e iOS (Apple Store).

Mais informações acesse: http://clubeovale.com.br