• Boa alimentação garante uma pelagem mais bonita nos pets
  • Autor:Bárbara Stephanie Monteiro
  • 2020-10-20
  • Fonte:

Uma dieta saudável é uma das melhores formas de manter a pelagem do animal bonita, brilhante e macia. Por isso, os médicos veterinários sempre recomendam uma nutrição balanceada e de alta qualidade a eles, em todas as fases da vida.

“A renovação epidérmica ocorre em um ciclo de aproximadamente 22 dias. Isso requer uma elevada demanda de nutrientes como aminoácidos, vitaminas, ácidos graxos e minerais. Quando na alimentação há um desequilíbrio de qualquer um desses nutrientes existe uma quebra na função de proteção da barreira imune cutânea, tornando-a mais susceptível à afecções e reações de hipersensibilidade (alergias)”, afirmou Luciene Macedo, especializada em dermatologia do Anima Hospital Veterinário .

“As rações comerciais de boa qualidade, consideradas ‘super Premium’, apresentam todas as necessidades que o pet necessita na grande maioria dos casos, evitando assim a necessidade de suplementação. Já no caso das dietas caseiras, é bem mais difícil de balancear, preparar e até mesmo ofertar para o animal, sendo indispensável à orientação e acompanhamento de um profissional, e são esses os casos que apresentam maiores incidências de visitas ao veterinário por conta de dermatopatias nutricionais ou até mesmo causas mais graves, como anemias, hipoparatireoidismo e outras”.

No entanto, a boa noticia é que é possível observar alguns pontos na ração oferecida para garantir que a pele e o pelo dos animais fiquem mais bonitos e saudáveis. Pensando nisso, Luciana listou alguns pontos importantes para serem observados. Confira!

Proteínas: a pelagem é constituída principalmente de proteína, 30% do que os cães consomem desse nutriente vai para a produção de pelos. Garantir esse nutriente faz com que a pelagem do pet fique mais saudável e, consequentemente, muito mais bonita. 

Minerais: são nutrientes-chave para qualidade da pelagem, sendo que o zinco e o cobre são os principais. Na pele, o zinco é utilizado para produção de ácidos graxos, modulação imunológica, reação inflamatória e cicatrização de feridas. Já o cobre ajuda a manter a pele do animal hidratada e colorida.

Gorduras e ácidos graxos: são gorduras que auxiliam na hidratação da pele e formam uma espécie de filme de proteção. A presença delas na ração garante que o animal fique com a pele bem hidratada e ajuda na prevenção de infecções. O Ômega seis, especificamente, é essencial para os animais em todas as fases da vida.

Vitaminas: são essenciais para garantir a boa aparência dos pelos, pois garantem a formação de camadas da pele. A vitamina E também é bastante famosa por sua capacidade antioxidante, que protege a pele do animal dos radicais livres. 

Serviços. 

Gostou das dicas da médica? No espaço membros do Clube+OVALE têm desconto de 20% todos os dias para banho, tosa e produtos. O espaço fica na r. Prof. Alfredo Vieira Moura 55, Vila Adyana, São José dos Campos.