Neste mês de novembro, a Mostra Temática, realizada na Casa de Cultura Flávio Craveiro, região sul da cidade, conta com cinco filmes sobre a identidade negra. Com assuntos como conflitos históricos, representação, amarras econômicas, sociais e políticas, os filmes prometem trazer à tona a resistência negra contra o racismo. A programação é resultado de uma parceria entre a FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e o MIS (Museu da Imagem e do Som), por meio do programa "Ponto MIS". A mostra acontece todas as terças, às 19h.
Confira a programação:
Dia 12, 19h: “Temporada”
Brasil. 2018. Direção: André Novais Oliveira. 113 min. Drama. 12 anos.
As vivências de Juliana, moça que segue para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), para trabalhar no combate às endemias na região.
Dia 19, 19h: “Besouro”
Brasil. 2009. Direção: Miguel Lunardi,Chris Vianna, Adriana Alves. 94 min. Ação. 14 anos
A história do capoeirista Manuel Henrique Pereira, ou melhor, Besouro, guerreiro que luta a favor dos direitos dos negros.
Dia 26, 19h: “Parece Comigo”
Brasil. 2016. Direção: Kelly Cristina Spinelli. 26 min. Documentário. Livre.
“Meninas negras não brincam com bonecas pretas”, diz a letra do rap de Preta Rara, uma das personagens do documentário, que explora o problema da falta de bonecas negras no mercado brasileiro e mostra o trabalho das bonequeiras que tentam mudar esse cenário, enfrentando a gigante indústria de brinquedos por meio de seu artesanato consciente.
Dia 26, 19h30: “Uma Escolha”
Brasil. 2016. Direção: May Taherzadeh. 30 min. Ficção. Livre.
Em uma vila rural no coração da África, um adolescente tem um sonho: tirar ele e sua irmã mais nova da pobreza.
Serviço.
A casa de cultura Flávio Craveiro fica na av. Lênin, 200, Dom Pedro I, em São José dos Campos.