• Clube+ OVALE: vai viajar de carro? Aprenda a calcular o custo com o combustível
  • Autor:Bárbara Stephanie Monteiro
  • 2020-09-11

Com os valores dos combustíveis cada vez mais estáveis, vale a pena aprender a calcular o consumo do seu carro seja para o dia a dia ou para realizar uma viagem. A atitude apesar de simples ajuda a evitar surpresas durante o percurso. E, para te dar uma mãozinha o Clube+ OVALE montou um “tutorial” para que você possa calcular o valor que irá gastar com o combustível antes de pegar a estrada. Confira!

Passo a passo a para cálculo do combustível para viagem

1. Quantos quilômetros seu carro percorre por litro de combustível (consumo médio)?

Caso não saiba a média de consumo, basta pesquisar no Google, com o ano e o modelo do carro ou fazer um cálculo simples: distância percorrida / quantidade de litros utilizada = consumo médio

2. Qual é à distância a ser percorrida?

Use o Google Maps para calcular a exata distância que você percorrerá de onde estiver até o seu destino.

3. Qual o valor médio do combustível na estrada?

Outro fator importante é descobrir quanto custa o litro de combustível – em média – nos postos de gasolina presentes no caminho que você utilizará para chegar ao seu destino. Pesquise!

img-materia

4. Calcule!

Pronto! Agora é só aplicar a fórmula: distância até o destino / consumo médio do carro = combustível necessário para a viagem. Por exemplo, vamos supor que o consumo médio de seu carro seja de 10 km/l e a distância até o destino, de 200 km, ficaria da seguinte forma: 200/10 = 20 litros (combustível necessário para a viagem). Lembre-se de que o consumo médio deve ser a quantidade de quilômetros para 1 litro apenas.

Já para calcular o preço com o combustível, basta utilizar a seguinte fórmula: combustível necessário para a viagem X valor de preço médio do combustível = valor gasto no passeio. Assim, se o valor médio for R$ 4, ficaria: 20 litros X 4 = R$ 80. Em suma, usaríamos R$ 80 de combustível para percorrer um trajeto de 200 km, considerando que o valor médio por litro seja de R$ 4.

Pronto! Simples, não é mesmo?

Ah, não esqueça que o Clube+ OVALE é parceiro do Auto Posto Shopping Vale, Hot Stop Auto Posto – Ipiranga e o Auto Center Serimbura. Nesses espaços o desconto para os membros do Clube podem chegar até 10% no combustível. Para conferir mais informações sobre o beneficio e o posto mais de você acesse: www.clubeovale.com.br.

Fonte*: ConectCar