• El Farru traz a São José o espetáculo ‘Un Sueño Sevilla’
  • Autor:Bárbara Stephanie Monteiro
  • 2019-09-13
  • Fonte:

Pela segunda vez no Brasil, o espanhol Antonio Fernandez Montoya, conhecido como El Farru, desembarca desta vez em São José dos Campos. Ele é o convidado especial do 15° Festival Internacional Flamenco, onde ministrará oficinas, participará de roda de bate-papo e atuará no espetáculo “Un Sueño Sevilla” (Sonho em Sevilha, em tradução livre para o português).

El Farru é herdeiro de uma verdadeira linhagem cigana. É filho do cantor Juan Fernandez Flores (El Moreno) e da bailaora Rosário Montoya Manzano (La Farruca), além de ser neto do Farruco, um dos nomes mais lendários na história do flamenco. Seu avô também é o fundador da escola Farruco, uma das mais tradicionais do mundo nesta arte.

Nascido em Sevilha, Montoya se destaca como um dançarino singular. Elegância e charme acompanham a sua técnica e o seu sapateado, que têm encantado público e crítica. Ele já se apresentou em palcos de diversos países e estrelou ao lado de Paco de Lucía, Beyoncé, Björk, Marc Anthony e Paulina Rubio. Seu gingado encantou até mesmo a cantora pop Madonna.

“O flamenco sempre fez parte de mim. Não foi algo que eu aprendi. É toda uma cultura, a postura, os gestos, o jeito de falar e sentir, e é isso que encanta as pessoas. No flamenco, você realmente expressa aquele momento: se está triste, vai dançar mais introspectivo; se está alegre, vai ter uma performance mais eufórica e contagiante. Não dá para fingir”, afirmou ele. 

Para o artista, o principal desafio da sua carreira foi responder ao legado familiar. “Por ter nascido em uma família que já tem reconhecimento, sempre busquei me sobressair. Quando criança, sempre era conhecido como ‘o irmão’ ou ‘o filho’ de alguém, e precisava quebrar esse padrão, criar o meu nome. Trilhar o mesmo caminho que minha família é uma grande responsabilidade, mas também um impulsor para que evolua”, afirmou El Farru.

Aos amantes de dança, o festival promete ser uma experiência única ao promover o intercâmbio entre grupos, bailarinos e público. A programação inicia nesta sexta-feira, 13 de setembro, e termina no próximo domingo (15), com o espetáculo “Un Sueño Sevilla”, às 18h, no Teatro Municipal.

Montoya que vem acompanhado do seu primo bailaor e percussionista, El Polito, garante que o show vai ser emocionante. “Atrevo-me a dizer que o espetáculo está imperdível. Será realmente uma apresentação flamenca, unindo coração e sentimentos. Vamos dançar com muita verdade, com pureza”, comentou.