• Orquestra Sinfônica de Heliópolis se apresenta gratuitamente em São José
  • 2019-10-11

“São José dos Campos verá, gratuitamente, a capacidade de uma orquestra preparadíssima, que executa com perfeição tudo que lhe é proposto”. É assim que o renomado maestro Isaac Karabtchevsky define a apresentação que a Orquestra Heliópolis Sinfônica fará Teatro Municipal neste sábado (12), a partir das 20h.

No repertório, o maestro garante uma noite de muita versatilidade, transitando por músicas de concerto e músicas populares. “Preparamos um notório repertório. Iremos de Villa Lobos, com Bachianas, ao Bolero de Ravel. Do Guarany, de Antônio Carlos Gomes, à Marcha Triunfal de Verdi. Teremos ainda mais peças”, destacou ele em nota.

Internacionalmente reconhecida, a orquestra é uma formação de nível avançado do Instituto Baccareli, localizado em São Paulo. “O instituto é de importância imensurável. Tão difícil quanto estar à frente desses jovens cheios de energia e de paixão, é falar sobre um projeto que muda a vida da comunidade de Heliópolis. Trazer cultura a este ambiente, com rica diversidade, é muito gratificante”, ressaltou o maestro, que já passou por diversas orquestras, de vários países, em funções como regente, maestro, diretor artístico e diretor musical e em 2009, foi agraciado com a Ordem do Ipiranga, a honraria mais elevada do Estado de São Paulo.

Para ele, essa gratificação é definida por um sentimento. “Vontade. Dos professores, que planejam um longo trabalho. Dos alunos, que estudam, se esforçam e fazem jus a cada aplauso recebido. E do instituto, de trazer da margem da sociedade uma comunidade estereotipada”.

O espetáculo é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), com o patrocínio da Unilever, EDP e JSL, e conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Os ingressos para a apresentação podem ser reservados no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) ou no local, com 2 horas de antecedência.

Serviço.

O teatro Municipal fica na rua Rubião Júnior, 84, 3º andar, Centro.