• Outubro Rosa Pet: doença atinge 45% das cadelas e 30% das gatas
  • Autor:Bárbara Stephanie Monteiro
  • 2020-10-29
  • Fonte:

Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente no mês de outubro para conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de mama. O tema, entretanto, não é exclusividade dos humanos. Cadelas e gatas também podem desenvolver a doença e, nesses casos, os tutores possuem um papel importantíssimo na prevenção. 

Segundo o portal do Cfmv (Conselho Federal de Medicina Veterinária) de 2019, a incidência do tumor em cadelas é de cerca de 45%, já em gatas, aproximadamente 30% são diagnosticadas com a doença.

O médico veterinário Carlos Moraes contou que uma das principais causas do desenvolvimento está ligada as alterações hormonais. “O uso de progestágenos, conhecidos como anticoncepcionais, é um dos principais fatores que aumenta o risco do surgimento da doença. A alimentação inadequada também pode ser decisiva para o surgimento da doença”, afirma o veterinário.

Quando os pets são castrados até o primeiro ano de vida, elas têm menos chance de desenvolverem os tumores mamários. “A castração precoce, é a melhor forma de prevenção dos tumores de mama. Se a cadela for castrada antes do primeiro cio, a chance de desenvolver neoplasias de mama é de 0,5%. Em gatas castradas antes dos seis meses, apresentam redução de 91%”.

PREVENTIVO.

Algumas raças são mais suscetíveis ao aparecimento dos tumores mamários como o Poodle, Cocker Spaniel, Yorkshire, Pastor Alemão e o Boxer. A doença ocorre principalmente entre meia-idade e senilidade do animal, entre os sete e 12 anos. Em gatas, a raça mais predisposta ao tumor é o Siamês que ocorre entre os dez e 12 anos.

A atenção dos tutores é fundamental para o diagnóstico precoce. “É importante sempre apalpar as mamas da cadela e da gata, procurando por nódulos. Ao encontrar um nódulo ou alguma anormalidade na glândula mamária, procure um médico-veterinário. O diagnóstico precoce aumentam as chances de cura do pet”.

“Queremos levar a importância do diagnóstico precoce não só aos animais, mas também que as tutoras tenham esse cuidado consigo mesmas”, completou Moraes.

Serviço.

A PigoVet está com campanha de vacinação contra a gripe canina  durante todo o mês de junho e julho. E mais: membros do Clube+ OVALE têm desconto de 30% nos serviços estéticos. O espaço fica na r. Augusto Edson Ehlke, 60, Jd. Apolo ll. Para mais informações ligue (12) 3207-0459.