• Profissionais da arquitetura ensinam a deixar sua casa no clima da estação
  • 2020-10-24

Na primavera, é hora de dar adeus às pesadas roupas de cama, mudar a paleta de cores e deixar a casa conectada com a estação mais leve e florida do ano. Para te ajudar a renovar o lar, que se tornou muito mais presentes em nossas vidas nesse ano, o time de arquitetos Renato Andrade, Erika Mello, Cristiane Schiavoni, Danielle Dantas, Paula Passos, Roberta Iervolino Giglio e Pati Cillo dá uma série de dicas para ajudar nessa empreitada. Confira!

Mudar, mas sem ser radical

A arquiteta Cristiane Schiavoni é adepta da parcimônia. Levando em consideração que nem sempre é necessário promover alterações profundas para transformar a atmosfera, ela indica que é possível inserir a primavera em casa com poucas mudanças.

“Saem de cena as mantas de tricô e os tons sóbrios. É muito gostoso quando conseguimos conferir esse clima alegre com a substituição de objetos e almofadas na sala de estar e na varanda”, exemplificou. Nos dormitórios, ela sugere a renovação por meio do enxoval de cama.

Primavera na varanda

img-materia

Cristiane aposta no gradiente do azul claro. “Quem preferir, pode seguir pelos tons pastel, mas o momento também abre o leque para as nuances mais vibrantes e intensas”, diz a arquiteta.

Primavera no dormitório

img-materia

A arquiteta investiu em um enxoval rosa claro e com motivos florais para deixar o cômodo com a delicadeza que a estação nos convida. Na mesinha lateral, arranjos de flores do campo podem (e devem!) sempre renovar o astral do quarto.

Ponto de cor na cortina

img-materia

Com a possibilidade de definir um elemento para expressar as cores, no dormitório com base clara, as sócias Paula e Danielle escolheram a cortina de tons quentes. Além disso, elas sugerem eleger uma parede pontual que pode receber as cores da estação e, na cozinha, evidenciar potes coloridos e panos de pratos bordados com flores e folhagens.

Paleta de cores

img-materia

Tons claros como o off white ou cinza claro são a base para a alquimia efervescente das cores da primavera. Para Roberta Iervolino Giglio, “amarelo, laranja, rosa, verde e azul se ajustam perfeitamente com a estação”. Na varanda projetada por Roberta, a ambiência primaveril é realçada com as almofadas laranjas no sofá chaise. “A base neutra do décor permite esse contraste com as cores fortes”, clarificou.

Acessórios dão o charme

img-materia

A arquiteta Erika Mello demonstrou seu olhar para os acessórios, que possibilita entrar no mood da época. Além da decoração em si, ela recomenda tirar do armário os acessórios utilizados em ocasiões especiais.

De olho nas tendências

img-materia

A primavera abre a perspectiva para a aplicação de papel de parede e tecidos florais, que podem apresentar desde ilustrações menores, até as mais trabalhadas, com desenhos à mão, que encantam e deixam o visual inovador e diferenciado.

Materiais do tipo sisal, vime e a corda, por exemplo, remetem à natureza. Entretanto, Erika ressalta uma tendência que, ao mesmo tempo, é uma de suas paixões: o design biofílico.

Serviço.

Gostou das ideias? O Clube+OVALE também trouxe uma dica especial para você. A Oppa cria móveis que inspiram, facilitam e descomplicam a rotina, afinal: design é pra ser usado! O design é produzido com a preocupação de uso de bons materiais e bons acabamentos. Membros do clube têm desconto de 20%. Confira as condições no app ou acesse: ovale.com.br.