• Saiba como preparar os pets à volta da rotina
  • Autor:Bárbara Stephanie Monteiro
  • 2020-07-14
  • Fonte:

Após meses de isolamento ao lado de seus donos em casa, os animais de estimação acabaram se acostumando com a constante presença deles. No entanto, agora, com a flexibilização da quarentena, eles precisam ser preparados para o distanciamento do tutor, de forma que esta mudança não prejudique o seu emocional. 

“O aumento de casos de SAS (Síndrome de Ansiedade por Separação) em pets poderá ser bastante comum caso os tutores não façam a alteração de rotinas aos poucos, para preparar os peludinhos”, alertou o veterinário Carlos Moraes, da clínica veterinária PigoVet, de São José dos Campos.

Para ajudar a identificar sinais da síndrome, Moraes destacou algumas características como: latir, uivar ou chorar constantemente; fazer as necessidades básicas em local inapropriado; destruir, roer, pegar objetos; automutilação, lambedura de patas ou arrancar pelos; prostração, tristeza profunda, inapetência; vomitar e babar.

“Mas o sintomas só aparecem quando estão sozinhos em casa”, frisou o veterinário. Para evitar que o pet desenvolva doenças emocionais, Moraes sugere dar inicio a um treinamento de “desapego” desde já. Confira as dicas!

1) Todos os dias, tenha um momento de isolamento com seu pequeno. Pode começar por momentos curtos, como tomar banho ou ir ao banheiro. Quando for fazer esse exercício, oferecer algo que o peludo goste muito, como um brinquedo recheado com alimento ou algo para roer;

2) Exponha o cachorro a gravações de vocalizações de outros animais, ruído do trânsito e movimento da rua e vozes de grupos de pessoas conversando. Como os cachorros estão mais resguardados desses estímulos, neste momento de quarentena, podem desabituar deles;

3) Comece a implementar a rotina normal do cachorro. Dar as refeições, treinar ou brincar com o cachorro nos horários dos passeios habituais;

4) Se você estiver de home office, se arrume todos os dias, como se fosse sair para trabalhar. Se feche no quarto ou em um cômodo por 30 minutos. Depois, saia como se nada estivesse acontecendo. Ao passar dos dias, aumente o tempo “no trabalho” fechado no cômodo. Até chegar ao tempo certo que costumava ficar fora de casa;

5) Se não estiver trabalhando em casa, aproveite os momentos que for ao mercado para associar a sua ausência com coisas positivas para seu peludo. Pode ser um brinquedo ou mesmo um alimento gostoso.

Serviço.

Membros do Clube+ OVALE têm desconto de 30% nos serviços estéticos na clínica PigoVet. O espaço fica na rua Augusto Edson Ehlke, 60, Jardim Apolo ll. Para mais informações ligue (12) 3207-0459.