• Saiba quais cuidados que se deve ter com o pet no inverno
  • Autor:Bárbara Stephanie Monteiro
  • 2020-06-24
  • Fonte:

Com o tempo mais seco e frio, a incidência de doenças que podem acometer os animais de estimação é maior. Por isso, é preciso ter atenção redobrada à saúde do pet. “É nesse período que muitos bichos estão propensos a sofrer de doenças respiratórias, oculares e articulares”, alertou o médico-veterinário Carlos Moraes, da clínica veterinária PigoVet, em São José dos Campos.

De acordo com ele, os principais problemas são relacionados às bronquites, tosse canina (gripe canina) e, até mesmo, graves pneumonias. Como prevenção é fundamental que o dono certifique-se de que o animal esteja com as vacinas em dia. "Existem vacinas que previnem algumas doenças, como tosse em cães e rinotraqueíte em felinos. Além disso, é ideal ter o ambiente protegido. A umidificação do espaço ajuda na prevenção. É importante manter sempre água fresca à disposição. E, claro, ficar atento a quaisquer alterações nos animais", pontuou.

Cuidados. 

img-materia

O médico veterinário informa que a gripe canina é altamente contagiosa e semelhante à humana.  “Quando um tutor tem mais de um cachorro e um deles contrai a gripe, todos os outros acabam ficando doentes. A dica é que o animal doente seja isolado e não compartilhe ração, água ou brinquedos”, orientou.

Já nos casos de filhotes e animais mais debilitados a atenção tem que ser redobrada, pois o quadro pode evoluir para uma pneumonia e levar ao óbito. “São poucos os cães que morrem em decorrência da gripe canina. Cerca de 80% deles se recuperam bem”, disse Moraes.

O veterinário aconselha que durante os dias gelados sejam evitadas saídas e banhos muitos frequentes, principalmente, nos animais mais idosos. A indicação é que os passeios sejam realizados em horários mais quentes, entre às 11h e 15h, por exemplo. Vale lembrar, que os peludinhos também precisam de um lugar quentinho para descansar. “Coloque um cobertor ou colchão para ele dormir, evitando contato direto com o chão”, ensinou o especialista. 

Serviço.

A PigoVet está com campanha de vacinação contra a gripe canina  durante todo o mês de junho e julho. E mais: membros do Clube+ OVALE têm desconto de 30% nos serviços estéticos. O espaço fica na rua Augusto Edson Ehlke, 60, Jardim Apolo ll. Para mais informações ligue (12) 3207-0459.