• Vinícius de Moraes: 40 anos de saudade
  • 2020-07-03

Vinicius de Moraes nos deixou há 40 anos, no dia 9 de julho de 1980. Em homenagem ao “Poetinha”, o Clube +OVALE listou 20 canções de sua autoria que estão entre as mais tocadas nos últimos cinco anos segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Dos sucessos presentes no ranking, três parceiros do compositor se destacam: Tom Jobim, Toquinho e Baden Powell. Jobim, um dos grandes amigos de Vinicius de Moraes, lhe deu o apelido carinhoso de Poetinha.

Juntos, eles são autores de metade das músicas do ranking. Entre elas, clássicos como “Garota de Ipanema”, “Chega de saudade” e “Eu sei que vou te amar”, que são, aliás, as três primeiras colocadas da lista. Ainda nesse ranking, Toquinho e Baden Powell, que estiveram em três canções cada um - apesar da lista de canções produzidas ao longo da carreira de Vinícius ser ainda maior. Com Toquinho, Poetinha escreveu “Aquarela”, “Tarde em Itapoã” e “Regra três”. Já com Powell, os destaques foram “Berimbau”, “Samba da benção” e “Pra que chorar”. Confira a lista completa:

1. Garota de Ipanema
  2. Chega de saudade